quarta-feira, 13 de julho de 2011

As Fases do Rock



Assistindo a um programa da TV a cabo, Nickelodeon, sim, eu adoro desenho; assustei-me com uma propaganda chocante. Ela começava com a seguinte frase: “se você gosta de rock e é fã de Sonha Comigo!”, (novelinha adolescente com uma dublagem atrasada e escrota); Quê??? Rock e Sonha Comigo na mesma frase é blasfêmia. É por causa disso e de outras observações que é tão insatisfatório e visivelmente perturbador a legião de pseudo- roqueiros assíduos. Todos possuem distúrbio de personalidade, inconstâncias, alto grau de influencia e Não; não sabem o que é o Rock ; Apenas se baseiam na moda e no que “pensam” ser atitude .
A mídia, a maior manipuladora de mentes em formação, faz de muitos jovens um bando de Zombies vestidos a caráter perdidos nos eventos, apenas seguem suas influencias como produto do meio; Vamos então identificar alguns tipos de roqueiros de São Luis, mesmo que haja apenas um Rock N’ Roll universal. É importante ressaltar que o texto todo foi generalizando e ironizando em muitos aspectos e que existem diversas outras fases hilárias, mas aqui estão especificadas apenas três.
O texto é apenas a expressão de um pensamento revoltante perante os últimos acontecimentos; Cabe ao leitor saber diferenciar e respeitar opiniões para que não haja certa ofensa, o que não é a intenção do escritor. É visível que tais diferenciações relatadas não são meros exageros e julgamentos maus vistos, é fato. Todos nós já passamos por alguma dessas fases, mas nenhuma nunca foi tão detalhada dessa forma, por isso pode parecer tão grosseiro. Não interprete errado.

Fase 1 , “Os roqueiros revoltados”,

(Deixando claro que me refiro aos aspirantes a roqueiro , não os metaleiros enraizados) um grande percentual de pessoas já passou por essa (é vivendo e aprendendo); geralmente andam em bandos, como MIB e os homens de preto (trolei) se vestem maltrapilhos e rasgados, ( uma mistura de underground , grunge, nômade e rippie) , cabulam aula, pois acham bonito serem um bando de jovens sem rumo e se jogam nas escadarias ou nos becos do reviver como moribundos e fazem questão de transmitir medo e repulsa nas pessoas em volta; Até escutam algum rock , mas só os acessíveis, ( os que tocam pelos shows das redondezas) e os recomendados pelos seus exemplos; bebem vinhos baratos e fumam cigarros com o dinheiro da “merenda” ou que pegaram das carteiras de seus pais ou que conseguiram vendendo algum de seus pertences ( foi o jeito fazer isso pra sair com a turma) , tudo isso para demonstração de sua adulta personalidade perante os amiguinhos caretas e como espelho de uma profunda revolta com alguma coisa !? ou com o mundo , tanto faz, que seja uma revolta .

Fase 2 ; Os modistas extremistas; Fofos

(a fase mais passageira, contraditória e escrota da atualidade) Eles tomam medidas radicais para solucionar os problemas com suas vestimentas fora de moda para que isso não atinja sua vida social os excluindo do meio; chantageiam e batem os pés pelas calças coloridas , usam a mesada para o encontro aos sábados com os seus amigos seguidores no meio do shopping , literalmente no MEIO do shopping , forçando-nos a olhar para eles, como prova da sua carência absurda por atenção, claro, nós achamos tudo aquilo bizarro demais, mas isso é segredo , não vamos fazê-los chorar, são roqueiros sentimentais ( sem ironias né ?). Esses não são maltrapilhos, pelo contrário, são engomados, cheirosos e maquiados, até demais, inclusive os meninos (verdade); é uma mistura de restart, andrógenos, GLBT (nem eles sabem); São os mais manipulados pela mídia com contribuições cada vez maiores de bandas cheias de cor e jovens confusos com a sexualidade. Surgem cada vez mais cegos com suas super megas franjas medonhas, coloridas e duras de laquê, (gel, shampoo ou pasta dental). Eles chegam ás 14:00 , batem perna , andam de mãos dadas para dizer alguma coisa, embora não adiante ,pois é visivelmente inaceitável aos olhos tal contradição, e conversam futilidades escolares até ás 22:00 , quando são expulsos pelos zeladores .Para eles foi feita sua contribuição para o mundo social do rock; são estilosos e cheios de atitudes ( adoro eles ).

Fase 3; “Roqueiros que não escutam rock” Yeahhhhhhhh

(ah, essa é boa). Eles surgem do horizonte, no meio de uma balada aleatória, eles se intitulam seus “novos velhos amigos”. Esses vieram das profundezas do forró, das micaretas, das boates em geral e ao saírem com um roqueiro nato se viram em meio ao mundo que não conheciam; cheio de gente bonita, inteligente, independente e com atitude; (é claro que nem tudo são rosas) a partir daí surge a vontade de estar no meio, ser um entendedor de rock, conhecer esse mundo tão ausente de cor ( Que beleza). Agem impregnados, mudam o guarda roupa todo eclético para o preto, compram um mp3 no cara da esquina, (98 sucessos do rock), pitam os olhos, fazem cara de malvados e assinam todo dia a presença nos eventos de rock , dos mais cavernosos aos top. Pergunta se eles sabem o nome de alguma música do Led Zeppelin? Ah, lógico que não, o grande lance é ter contatos, estar no meio, usar um visual massa e desfilar pelos rocks da cidade. (Jovens)
Identificou-se com alguma dessas? Calma, todos nós nos identificamos . Ainda bem que tudo que se aprende na vida, se passou por uma fase frustrante. Relembradas são até engraçadas.

Sabemos que independente da raça, da roupa, do cabelo, do estilo de vida; se ela bebe vinho São Braz sentado no calçadão do reviver (já fiz isso) escutando um metal pesado ou se bebe um whisky blue label em um bar sofisticado escutando um blues-rock; se a pessoa tem dinheiro ou não ou se é feio ou bonito , enfim, qualquer coisa imaginável . Há apenas um Rock N’ Roll e ele é de todos; Todos que saibam apreciar e sentir ; é um gênero musical popular, mas também não vamos forçar. Atualmente está tão fácil ser intitulado rock, assim como todos são roqueiros e como uma banda de jovens latinos pode ser considerada rock.
Sabemos identificar vários estilos por suas características tão peculiares, mas o rock é mais complexo; talvez por isso tenha virado uma enorme bagunça. O Rock virou sinônimo de estética. Ninguém mais sabe diferenciar. Todo mundo é roqueiro nessa budega. Cansei dessa baixaria.

Um salve para as pessoas que curtem porque sabem o que é bom. Porque só existem dois gêneros musicais: O Rock N’ Roll baby !

2 comentários:

  1. ola
    vi para vender no mercado livre, escreve "sapato iron fist" ou "iron fist" que vai achar. Não sei como é a reputacao dos vendedores, todo mundo que conheço compra direto da Iron Fist mesmo, sempre chegou certinho pelo menos para mim - mas é só você dar uma olhada nos pontos ou feeback do vendedor do ML
    atenciosamente, dhyana

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que se encaixa em um desses perfis aí em cima e depois banca o revoltadinho da estrela. Cada um escolhe o que quer seguir , o rumo que quer tomar , as tatuagens que quer fazer e o estilo musical que julga melhor né ? Se todos fossemos parar para dar satisfações de nossas atitudes a qualquer um , ou ainda mais a um estranho, não viveríamos em paz. Como eu sempre digo : eu ligo é 10 ! Se joga do morro maluco... hUHAUHAAHAUHAUHUAHAUAHA

    ResponderExcluir