sábado, 27 de agosto de 2011

O Grande Tim Burton


No princípio, Tim se escondia da infância difícil lendo livros de Edgar Allan Poe e assistindo filmes de terror trash; após o colegial ganhou uma bolsa para estudar  no Instituto das Artes da Califórnia, onde estudou animação por três anos e então foi contratado como aprendiz pela Walt Disney Studios. Começou com o curta-metragem  Vincent  baseado  no Ator Vicent Price , um de seus ídolos , Frankenweenie e em seguida O Estranho Mundo de Jack , James e O Pessego Gigante e Os Fantasmas se divertem , filme no qual  o diretor se destacou com suas junções de temática cômica e sombria  o levando ao contrato para  suas super produções  : Batmam e Batmam- O Retorno








Um projeto pessoal  acelerou sua reputação com Edward Mãos de Tesoura , porém logo em seguida decaiu com Marte Ataca e Planeta dos Macacos. Em 99 lançou A lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Peixe grande e suas historias maravilhosas, A Noiva Cadáver, e regravou a Fantastica Fabrica de Chocolate , voltando com tudo .









Seus ultimos trabalhos  foram em : Sweeney Todd: O barbeiro Demoniaco da rua Fleet , dirigido junto com sua esposa, vencendo a categora Direção de Arte no Oscar 2008; as animações , Colarine  , 9 A Salvação e em seguida  trabalhou em Alice no País das Maravilhas .






Sua esposa Helena Bonham Carter já participou e o ajudou a dirigir alguns filmes, assim como seu grande amigo Johnny Depp que teve até hoje 5 participações como protagonista.



Tim Burton também já escreveu livros,  realiza direções em vídeos clipes, musicais e exposições de arte com mostras de seus trabalhos , sempre seguindo seu padrão obscuro  e inovador. Assim já ganhou diversos prêmios como Melhor diretor , melhor filme de horror e fantasia, musical e filme de animação.


( Entrada da exposição)

Foi lançado atualmente o livro almanaque, “ O Estranho mundo de Tim Burton” , onde conta sua trajetória , curiosidades e intimidades do diretor , super interessante .



No momento Tim , junto com o parceiro Johnny Depp, trabalham em novo filme, “ Dark Shadows” que já está sendo filmando . Será uma  adaptação de uma série sobrenatural de 1960 onde Depp será o vampiro Barnabas Collins ; e há murmúrios de uma possível  animação de A Familia Adams.

( Capa da Série de 1960)

Fico só na expectativa como fã assídua.

12 comentários:

  1. Belo post.
    Tim Burton é foda mesmo

    Estou meio ausente, pois estou fazendo um curso que está me tomando o tempo.
    valeu... abração

    ResponderExcluir
  2. oi Linda, vim agradecer e retribuir a sua visitinha lá no Blog. tbm estou te seguindo. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adoro tudo que vejo que tenha pelo menos um toque do Tim Burton, mas minha paixão mesmo é o curta Vincent; é genial! Tbm sou mt fã das poesias desse genio. =)

    Abraços!

    http://tedioprodutivo.blogspot.com

    @MendesJesk

    ResponderExcluir
  4. Nossa adoro os filmes do Tim Burton, principalmente "Edward Mãos de Tesoura" e "A noiva cadáver" *_* Gostei do post! Obrigada pela passadinha no meu blog, já estou te seguindo!
    Abraços...

    http://delirios-de-garota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é tudibom!
    minha cara!! ja to seguindo!!! *.*

    e o Tim Burton é foda! *.*

    beijos

    volte sempre ;)

    ResponderExcluir
  6. Eis um espaço temático com criatividade e talento!... Adorei!!!

    Beijos meus,
    AL

    ResponderExcluir
  7. Prontinho Ray, ja to seguindo! =D

    Bjooos

    http://tedioprodutivo.blogspot.com

    @MendesJesk

    ResponderExcluir
  8. Gosto do Tim e do jeito que ele "vê" as coisas tem algo de sombrio e ludico ao mesmo tempo

    Beijos amore


    http://soumagarota23.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. haha.eu tambem sou uma viciada no Tim Burton,ele é o diretor que realmente consegui usar o mundo dark nos filmes,e todos os filmes dele são perfeitos *-*
    mas o Tim Burton não fez parte da produção do filme Coraline,o diretor do filme é o Henry Selick,que trabalhou com ele na direção de The Nightmare Before Christmas,e o Tim nao teve participação no filme Coraline,o filme tem a cara dele,realmente,mas ele nao esteve no elenco do filme.

    ResponderExcluir