sábado, 27 de agosto de 2011

O Grande Tim Burton


No princípio, Tim se escondia da infância difícil lendo livros de Edgar Allan Poe e assistindo filmes de terror trash; após o colegial ganhou uma bolsa para estudar  no Instituto das Artes da Califórnia, onde estudou animação por três anos e então foi contratado como aprendiz pela Walt Disney Studios. 
Começou com o curta-metragem  Vincent  baseado  no Ator Vicent Price , um de seus ídolos ; Frankenweenie veio em seguida e O Estranho Mundo de Jack , James e O Pessego Gigante e Os Fantasmas se divertem , filme no qual  o diretor se destacou com suas junções de temática cômica e sombria  o levando ao contrato para  suas super produções  : Batmam e Batmam- O Retorno








Um projeto pessoal  acelerou sua reputação com Edward Mãos de Tesoura , porém logo em seguida decaiu com Marte Ataca e Planeta dos Macacos.
Em 99 lançou A lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Peixe grande e suas historias maravilhosas, A Noiva Cadáver, e regravou a Fantastica Fabrica de Chocolate , voltando com tudo .









Seus ultimos trabalhos  foram em : Sweeney Todd: O barbeiro Demoniaco da rua Fleet , dirigido junto com sua esposa, vencendo a categoria Direção de Arte no Oscar 2008; as animações , Coraline  , 9 A Salvação e em seguida  trabalhou em Alice no País das Maravilhas .






Sua esposa Helena Bonham Carter já participou e o ajudou a dirigir alguns filmes, assim como seu grande amigo Johnny Depp que teve até hoje 5 participações como protagonista.



Tim Burton também já escreveu livros,  realiza direções em vídeos clipes, musicais e exposições de arte com mostras de seus trabalhos , sempre seguindo seu padrão obscuro  e inovador. Assim já ganhou diversos prêmios como Melhor diretor , melhor filme de horror e fantasia, musical e filme de animação.


( Entrada da exposição)

Foi lançado atualmente o livro almanaque, “ O Estranho mundo de Tim Burton” , onde conta sua trajetória , curiosidades e intimidades do diretor , super interessante .



No momento Tim , junto com o parceiro Johnny Depp, trabalham em novo filme, “ Dark Shadows” que já está sendo filmando . Será uma  adaptação de uma série sobrenatural de 1960 onde Depp será o vampiro Barnabas Collins ; e há murmúrios de uma possível  animação de A Familia Adams.

( Capa da Série de 1960)

Fico só na expectativa como fã assídua.

obs : Vou trazer uma 2ª parte dessa matéria , pois já existem outros filmes lançados e noticias sobre Tim

12 comentários:

  1. Belo post.
    Tim Burton é foda mesmo

    Estou meio ausente, pois estou fazendo um curso que está me tomando o tempo.
    valeu... abração

    ResponderExcluir
  2. oi Linda, vim agradecer e retribuir a sua visitinha lá no Blog. tbm estou te seguindo. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Já vi quase todos esses filmes...
    Quase todos
    rs

    ResponderExcluir
  4. Adoro tudo que vejo que tenha pelo menos um toque do Tim Burton, mas minha paixão mesmo é o curta Vincent; é genial! Tbm sou mt fã das poesias desse genio. =)

    Abraços!

    http://tedioprodutivo.blogspot.com

    @MendesJesk

    ResponderExcluir
  5. Nossa adoro os filmes do Tim Burton, principalmente "Edward Mãos de Tesoura" e "A noiva cadáver" *_* Gostei do post! Obrigada pela passadinha no meu blog, já estou te seguindo!
    Abraços...

    http://delirios-de-garota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é tudibom!
    minha cara!! ja to seguindo!!! *.*

    e o Tim Burton é foda! *.*

    beijos

    volte sempre ;)

    ResponderExcluir
  7. Eis um espaço temático com criatividade e talento!... Adorei!!!

    Beijos meus,
    AL

    ResponderExcluir
  8. Tim e Jonny são uma dupla sensacional..

    ResponderExcluir
  9. Prontinho Ray, ja to seguindo! =D

    Bjooos

    http://tedioprodutivo.blogspot.com

    @MendesJesk

    ResponderExcluir
  10. Gosto do Tim e do jeito que ele "vê" as coisas tem algo de sombrio e ludico ao mesmo tempo

    Beijos amore


    http://soumagarota23.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. haha.eu tambem sou uma viciada no Tim Burton,ele é o diretor que realmente consegui usar o mundo dark nos filmes,e todos os filmes dele são perfeitos *-*
    mas o Tim Burton não fez parte da produção do filme Coraline,o diretor do filme é o Henry Selick,que trabalhou com ele na direção de The Nightmare Before Christmas,e o Tim nao teve participação no filme Coraline,o filme tem a cara dele,realmente,mas ele nao esteve no elenco do filme.

    ResponderExcluir